top of page

Clube Escolar de Vila Franca do Campo 10 anos de Vida

INTRODUÇÃO

 

O Programa de Desenvolvimento Desportivo foi elaborado de acordo com o artigo 10º do Decreto Legislativo Regional nº 21/2009/A, de 2 de Dezembro e refere-se à participação do Clube Escolar de Vila Franca do Campo no campeonato nacional de futsal da 3ª divisão – Série Açores.

 

 

BREVE HISTORIAL DO CLUBE NA MODALIDADE

 

O Clube Escolar de Vila Franca do Campo foi fundado em 2005 e surgiu com o intuito de proporcionar aos jovens vila-franquenses, prioritariamente alunos da escola, a possibilidade de praticarem algumas modalidades desportivas, até então inexistentes ou pouco praticadas no concelho de Vila Franca do Campo.

O início do clube caracterizou-se pela criação de alguns núcleos de Escolinhas do Desporto, nomeadamente de Dança, Actividades de Exploração da Natureza e Actividades Rítmicas e Expressivas, todos da responsabilidade da fundadora, professora Helga Costa.

 No ano de 2006, após ter-se verificado o crescente entusiasmo de alguns alunos e docentes da Escola Básica e Secundária de Vila Franca do Campo pela prática do Futsal, começou a competir federativamente na modalidade com 3 equipas, duas pertencentes aos escalões de formação de Iniciados e Juniores e uma equipa sénior.

Esta participação nos quadros competitivos promovidos pela Associação de Futebol de Ponta Delgada veio, desde logo colocar alguns problemas, nomeadamente de ordem financeira e estrutural, aos promotores da modalidade, professores Nuno Martins, Paulo Videira e senhor Carlos Arruda, uma vez que o clube não dispunha de verbas para fazer face às despesas inerentes às diversas competições (inscrição de atletas, seguros desportivos, transportes, equipamentos, etc.) nem de um recinto desportivo adequado às exigências determinadas pela Associação que tutela a modalidade, que não permitiu a realização de jogos do escalão sénior no pavilhão gimnodesportivo da escola onde o clube se encontra sedeado, devido às reduzidas dimensões deste recinto.

A continuidade deste projecto foi assegurada, neste seu início, pelas contribuições da EBS de Vila Franca do Campo e da Casa do Povo de Vila Franca do Campo, que colaboraram com algumas verbas, pela disponibilidade possível da carrinha de 9 lugares da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, e principalmente pelo patrocinador principal e treinador da equipa sénior Carlos Arruda.

O primeiro ano de competição, época desportiva 2006/2007, trouxe alguns resultados interessantes, dos quais poderemos destacar a terceira posição obtida pela equipa sénior no Campeonato de S. Miguel, a participação desta equipa na final da Taça de Honra, o segundo lugar obtido pela equipa de Iniciados no Campeonato de S. Miguel e o terceiro lugar conquistado pela equipa de Juniores na Taça de Honra.

Os resultados obtidos na época seguinte (2007/2008) foram bastante semelhantes aos da anterior uma vez que a equipa sénior repetiu a terceira posição obtida no Campeonato de S. Miguel e a participação na final da Taça de Honra, enquanto a equipa de Juvenis, constituída então, alcançou o segundo lugar no Campeonato de S. Miguel e foi finalista vencida da Taça de S. Miguel, tendo a equipa de Juniores repetido o terceiro lugar na Taça de Honra.

Na época desportiva 2008/2009, a natural evolução do clube proporcionou os melhores resultados, até então, nos diversos escalões promovidos por esta entidade.

Esta foi a época que trouxe as maiores dificuldades mas também as maiores alegrias ao jovem Clube Escolar. Inicialmente e em grande parte da época os escalões promovidos (Iniciados, Juvenis e Seniores) tiveram de se debater com inexistência de um recinto coberto para a realização das actividades de treino dado que o pavilhão gimnodesportivo se encontrava em obras de remodelação.

Apesar desta enorme contrariedade os responsáveis jamais desistiram do seu propósito em tornarem o clube cada vez mais competitivo e à chuva, ao vento e muitas vezes com iluminação insuficiente, nos recintos exteriores da escola ou no recinto desportivo de Água D’Alto, contando com o esforço e dedicação de todos os atletas e técnicos, os treinos foram acontecendo ao longo da época.

Por vezes, com a disponibilidade provisória do pavilhão Multiusos AÇOR ARENA, os grupos mostravam maior motivação, participação e evolução nos aspectos do jogo, no entanto esta bonança nunca foi duradoura e o regresso aos recintos sem cobertura tornou-se sempre uma inevitabilidade.

A equipa de Iniciados, que até à antepenúltima jornada foi líder isolada do Campeonato de S. Miguel, conquistou o segundo lugar na prova a apenas um ponto da equipa campeã, após ceder dois empates consecutivos com os principais opositores, que lhe retiraram a hipótese de se tornar a primeira equipa campeã do clube.

A equipa de Juvenis apurou-se para a fase final de disputa do Campeonato de S. Miguel, tendo obtido um meritório quarto posto.

A equipa sénior desde cedo demonstrou ser composta por um grupo de qualidade, com alternativas consistentes para todas as posições e conquistou, desde logo, o respeito das equipas adversárias que encaravam com algum respeito os confrontos com o Clube Escolar. Pensava-se, inicialmente, que poderia ser um ano de algumas agradáveis surpresas protagonizadas por este grupo, pois eram apontados por vários adversários como uma das equipas mais fortes.

Na Taça de Honra não se atingiu a final pois no último jogo, no qual só a vitória interessava, o clube acabou por conceder o empate a segundos do final dessa partida decisiva.

O Campeonato de S. Miguel trouxe outras dificuldades que não poderiam ser previstas. O início desta prova mostrou-se promissor mas algumas lesões de atletas importantes aliadas a alguns abandonos de outros, tornaram o clube mais frágil e o final do mês de Janeiro tornou-se carrasco para o Clube Escolar pois averbou duas derrotas consecutivas contra os dois rivais directos, o que contribuiu decisivamente para o desfecho final desta prova.

Contudo, apesar de todos os percalços encontrados, na última jornada do campeonato havia ainda a possibilidade de melhoria da classificação das épocas anteriores, pois a vitória nesse jogo tornaria o Clube Escolar vice-campeão de S. Miguel.

Tal não foi possível pois o empate foi o resultado nesta partida com o Pico da Pedra, equipa notoriamente mais experiente, no entanto este jogo transmitiu a ideia de que se estava a assistir a um novo rumo na equipa.

Já a trabalhar no pavilhão gimnodesportivo da EBS de Vila Franca do Campo o Clube Escolar arrancou para uma participação memorável na Taça de S. Miguel. Iniciou a competição com uma vitória expressiva por 2 – 7 no campo do Vale Formoso à qual se seguiu outra goleada, 1 – 5, na meia-final contra uma das equipas favoritas à conquista da prova, o Pico da Pedra.

A final disputou-se no sábado dia 23 de Maio e opôs o Clube Escolar de Vila Franca do Campo ao Clube Desportivo “Os Valentes”.

Perante um pavilhão praticamente cheio de vila-franquenses, maioritariamente atletas dos escalões de formação e alunos da escola, o Clube Escolar cedo mostrou que tinha objectivos bem definidos em vista e conquistou o primeiro troféu oficial do clube.

Na época 2009-2010 todas as equipas do Clube Escolar de Vila Franca do Campo se sagraram vencedoras de uma prova promovida pela Associação de Futebol de Ponta Delgada.

A equipa mais jovem, de juvenis, sagrou-se vencedora da Taça de S. Miguel, tendo vencido na final desta prova a forte equipa da Covoada, dominadora das restantes provas em disputa na ilha e região.

Os juniores imitaram o sucesso dos mais jovens e venceram igualmente a Taça de S. Miguel, tendo como opositor na final a equipa do Lagoa e Benfica.

Por seu lado a equipa sénior venceu a Taça Primavera, que embora considerada um troféu de consolação, uma vez que esta equipa não se conseguiu classificar nos primeiros cinco postos do Campeonato de S. Miguel, tratou-se de uma gratificante conquista pois esta equipa partiu para esta competição com 4 pontos de desvantagem relativamente ao seu mais directo opositor e mesmo assim conseguiu conquistar o troféu em disputa.

Na época 2010-2011 a equipa de juvenis do Clube Escolar de Vila Franca do Campo venceu todas as provas organizadas pela Associação de Futebol de Ponta Delgada.

Os jovens constituintes desta equipa demonstraram ser praticamente imbatíveis nas partidas disputadas nas diversas provas, em S. Miguel, contudo, apesar desta superioridade revelada na ilha de origem e embora tenham vencido o primeiro jogo do Campeonato Regional frente ao Posto Santo, representante da Ilha Terceira, por três bolas a duas, os jovens vila-franquenses não conseguiram aguentar a pressão do momento, tendo sido derrotados, no segundo jogo, por uma margem superior, o que lhes retirou a hipótese de se sagrarem campeões regionais. Não obstante este percalço, a época desportiva desta equipa caracterizou-se muito pela positiva, traduzindo em resultados objectivos o trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho ao longo das diversas competições.

A equipa de juniores, embora tivesse prometido uma época em grande no início da mesma já que alcançou a final da Taça de Honra, na qual foi a equipa finalista vencida, não conseguiu manter ao longo da restante temporada a competitividade até então revelada e obteve apenas o sexto posto no Campeonato de S. Miguel, tendo no entanto atingido as meias-finais da Taça de S. Miguel.

A formação sénior do clube escolar estabeleceu como objectivo principal a subida à III Divisão - Série Açores, propósito que se veio a concretizar, dada a obtenção do segundo posto no Campeonato de S. Miguel, a melhor classificação de sempre desde a participação do clube em provas oficiais.

Para além deste feito, a equipa sénior do Clube Escolar de Vila Franca do Campo sagrou-se vencedora da taça de S. Miguel em Futsal, após terem superado na meia-final os campeões de S. Miguel em situação de visitante, demonstraram enorme superioridade perante a equipa abnegada e batalhadora da A.J. Ginetes, o que se reflectiu no resultado final de 6 bolas a uma.

Na época 2011-2012 a equipa de juvenis do Clube Escolar de Vila Franca do Campo voltou a vencer o campeonato de ilha. Na deslocação a Santa Maria para jogar com “Os Marienses” vencedor local e para o apuramento do vencedor da Associação de Futebol de Ponta Delgada, não fomos felizes, apurou-se “Os Marienses” para o campeonato regional que terminou com a vitória final dos Matraquilhos FC.

A formação sénior do clube escolar viveu esta temporada fortes mudanças, visto que era o ano de estreia na Série-Açores e ano de arranque da mesma, onde estabeleceu como objectivo principal ficar entre os 5 primeiros desta III Divisão - Série Açores em Futsal, propósito que se veio a concretizar, dada a obtenção do 5 posto da classificação geral do respectivo Campeonato.

 

- PATRIMÓNIO DO CLUBE –

Clube Desportivo Escolar, para além dos equipamentos e materiais de treino e competição, não dispõe de qualquer bem patrimonial de relevância.

bottom of page